Plasmas Magnetizados e Empoeirados (PMAGE)
Esta linha de pesquisa estuda instabilidades e turbulências (tearing, kink. etc.) de plasmas magnetizados em condições experimentais e de plasmas empoeirados em processos de deposição de filmes finos (CVD) ou na alta atmosfera. Tanto no caso de plasmas magnetizados como de plasmas empoeirados, os estudos irão abranger simulações numéricas para comparação com resultados experimentais. Os trabalhos de pesquisa nesta linha estão sendo feitos em estreita colaboração com o Departamento de Ciências Espaciais e Atmosféricas (CGCEA) do INPE.
Em particular para o caso de plasma empoeirados, estuda-se o desenvolvimento de superfícies de energia potencial de clusters de van der Waals com um reduzido número de graus de liberdade, em geral presentes na atmosfera terrestre e no sistema interplanetário, através de cálculos de estrutura eletrônica com o uso de softwares específicos. Paralelamente, investigam-se os mecanismos cinéticos e superficiais para a compreensão do processo de crescimento de filmes finos superduros.

- Renato Sérgio Dallaqua, D.Sc. (Pesquisador Titular - Coordenador)
- Patrícia Pereira Barreto, D.Sc. (Pesquisadora Titular)
- Ana Claudia Pinheiro da Souza Cruz (doutorado - INPE/CAPES)
- Henrique de Oliveira Euclides (mestrado - INPE/CAPES)
- Laboratório Associado de Sensores e Materiais (LABAS)
- Laboratório Associado de Combustão e Propulsão (LABCP)
- Coordenação Geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas (CGCEA)
- LUnB, Universidade Estadual de Feira de Santana - BA
- Univ. de Perugia, Universidade de Salerno, Itália
O objetivo do experimento "Plasma Magnetizado" consiste em estudar fenômenos básicos de plasma e, em particular, aqueles que diretamente ocorrem em plasmas espaciais notadamente na magnetosfera terrestre. O experimento está especificamente voltado ao estudo de vários tipos de instabilidades que ocorrem nestes plasmas tais como ondas whystlers, cone de perda, modos tearing etc. O projeto PMAG (Plasma Magnetizado) é uma evolução do antigo projeto PCEN desenvolvido no LABAP.
Clique aqui para obter maiores informações do experimento em construção.
Com relação a "Plasma Empeirado", o principal objetivo consiste no estudo Estrutura Eletrônica e Cinética Química de Clusters de van der Waals em plasmas atmosféricos. Os principais temas abordados nesta área podem ser vistos nos respectivos links abaixo:
- Superfícies de energia potencial
- Taxas de reação via estrutura de transição
- Mecanismos cinéticos e superficiais para crescimentos de filmes superduros
- Propriedades espectroscópicas de sistemas diatômicos
- Cinética química