Tokamaks Esféricos (Fusão)
A motivação para o estudo de plasmas relevantes para a pesquisa em fusão nuclear reside na perspectiva de se atingir a capacidade de gerar energia de uma maneira eficiente, limpa e segura a partir da fusão termonuclear controlada. Esta linha de pesquisa no INPE investiga plasmas confinados magneticamente em um tokamak de baixa razão de aspecto inteiramente projetado e construído no INPE, o ETE (Experimento Tokamak Esférico), que tem por objetivo explorar a física dos plasmas de baixa razão de aspecto, desenvolver diagnósticos de plasmas quentes e acompanhar os avanços internacionais na área. Para tanto, abrange atividades relacionadas a simulações numéricas, física experimental multidisciplinar, e questões de engenharia e tecnologia da informação. Por último, de acordo com as diretrizes do INPE e MCTIC, as atividades de P&D ligadas à área de Fusão Termonuclear Controlada, em execução no LAP desde 1986, serão doravante transferidas para a Comissão Nacional de Energia Nuclear, juntamente com os atuais integrantes da equipe.

- Júlio Guimarães Ferreira, M.Sc. (Pesquisador Titular, Coordenador)
- Maria Célia Ramos de Andrade, D.Sc. (Pesquisador Titular)
- Matheus Augusto Machado (PCI-DD – CNEN)
Colaboração Externa
- Em 13 de maio de 2016, houve a Assinatura do Termo de Cooperação (TC) Técnico-Científica entre o INPE e a CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) para o funcionamento provisório do Laboratório de Fusão Nuclear (LFN) junto ao Laboratório Associado de Plasmas da Coordenação dos Laboratórios Associados-LABAP/COCTE por um período de 5 anos.
- Gerson Otto Ludwig, D.Sc. (ITA)
-
Introdução básica sobre Fusão nuclear:
https://en.wikipedia.org/wiki/Nuclear_fusion -
Veja também informação sobre o Reator Experimental Termonuclear Internacional (ITER) em construção no sudeste da França:
https://en.wikipedia.org/wiki/ITER