Você está aqui: INPE / Laboratórios Associados de Plasmas / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Pesquisador do INPE ministra palestra sobre fusão termonuclear no ITA

por INPE
Publicado: Set 19, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 19 de setembro de 2006

O pesquisador Edson Del Bosco, do Laboratório Associado de Plasma do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), participa do Seminário do Departamento de Física do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos. A palestra “Fusão termonuclear controlada: status e perspectivas” será nesta quarta-feira, dia 20 de setembro, às 14 horas, na sala 1614 (Prédio da Física) do ITA.

A fusão termonuclear controlada de núcleos leves possui enorme potencial de se tornar, no futuro próximo, uma fonte primária de energia limpa, segura e praticamente inesgotável. As pesquisas em plasmas de altas temperaturas evoluíram de forma consistente nas últimas décadas e hoje está sendo construído o primeiro protótipo de reator termonuclear (International Thermonuclear Experimental Reactor - ITER) baseado na configuração toroidal (tokamak). É importante destacar que o Laboratório Associado de Plasma do INPE, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, é pioneiro no desenvolvimento de um tokamak com geometria esférica.

O pesquisador do INPE apresentará em sua palestra a situação atual e perspectivas das pesquisas em geração e confinamento magnético de plasmas para fusão, com ênfase nas máquinas denominadas tokamaks. Também serão apresentadas as principais atividades de pesquisas experimentais nesta área no Brasil, em especial no projeto “Experimento Tokamak Esférico”, o tokamak de pequena razão de aspecto em desenvolvimento no Laboratório Associado de Plasma do INPE.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.