Você está aqui: INPE / Laboratórios Associados de Plasmas / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE recebe Laboratório de Fusão Nuclear

por INPE
Publicado: Jun 08, 2016
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 08 de junho de 2016

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) firmaram Termo de Cooperação Técnico-Científica para o funcionamento provisório do Laboratório de Fusão Nuclear (LNF), da CNEN, nas instalações do Experimento Tokamak Esférico (ETE), alocadas sob a Coordenação de Laboratórios Associados, junto ao Laboratório Associado de Plasma do INPE, em São José dos Campos (SP).

Este Termo de Cooperação, válido por um período de cinco anos, tem por objetivo estabelecer as condições para a cessão de uso e compartilhamento de infraestrutura, facilidades e recursos humanos para a realização de atividades e projetos comuns às duas instituições, relativos à pesquisa em fusão nuclear.

Os recursos orçamentários necessários às atividades a serem desenvolvidas estão alocados em ações orçamentárias da CNEN. As atividades em fusão nuclear, desenvolvidas no INPE desde a década de 1980, deverão ser transferidas à CNEN quando da construção das instalações definitivas do novo LFN no município de Iperó (SP), junto ao empreendimento do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB).

O Termo de Cooperação foi assinado no último 12 de maio pelo diretor do INPE, Leonel Perondi, e pelo presidente da CNEN, Renato Machado Cotta, com o respectivo extrato publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 13/05/2016.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.